sábado, 16 de julho de 2016

Rotina de Au Pair - e segundo Rematch

Hello!
How are you?

Sendo au pair em duas famílias diferentes, eu pude perceber as diferenças nas rotinas, nas personalidades e costumes de cada uma.
A primeira era mais 'quieta', cada um na sua, em seus quartos. Ao mesmo tempo, cozinhavam mais e comiam melhor.
Já a segunda, mais agitada e falante. Porém, menos tempo na cozinha e com os filhos.
Uma morava no subúrbio e a outra perto da praia.

E naturalmente, percebi diferença nas duas rotinas, atividades com as crianças e horários...
Essas são as:

MINHAS ROTINAS trabalhando como AU PAIR

am = manhã
pm = tarde

Família 1




San Mateo - próximo a San Francisco, CA - local mais frio e totalmente diferente da imagem que temos de Califórnia (sem praias 'quentes' ou palmeiras, basicamente haha)

Horário de trabalho durante à semana: 08:00 am - 01:00 pm
                                                              01:00 pm - 02:30 pm pausa/almoço
                                                              02:30 pm - 06:30 pm 
Quando eu não trabalhava 45hrs durante a semana, trabalhava aos sábados:
                                                              06:00 am - 09:00 am

08:00 às 09:30 am - café da manhã com a criança (torrada, mingau, leite...), limpar após comer e atividade com a criança
09:30 às 11:30 am - tempo fora de casa (biblioteca, parque, centro da cidade). Levava a criança de stroller (carrinho de mão). Dirigi duas vezes, apenas.
11:30 às 01:00 pm - preparar almoço (queijo, figos, presunto, frango...) e limpar após comer. Colocar criança na soneca.
01:00 às 02:30 pm - minha pausa
02:30 às 06:30 pm - criança acorda da soneca. Snack (lanche rápido como fruta, queijo...). Atividade com ela (livros, brinquedos) e janta com a família após às 06pm. Limpar após comer.

Aos sábados:

06:00 - 07:00 am - acordar a criança e café da manhã
07:00 - 09:00 am - trocar a criança e alguma atividade (livros, brinquedos, caminhar).

A ROTINA NA PRÁTICA: no papel a rotina parece ótima, mas na prática a falta de "ter o que fazer" foi terrível. Eu tentava elaborar algumas atividades diferentes, como recorte e colagem ou pintura com tinta, e a kid não gostava. Ao mesmo tempo, a mãe não trabalhava e ficava em casa cuidando do recém nascido, e isso dificultava a minha interação com a criança. Eu realmente me sentia vigiada a toda a hora. Como a criança mais velha não ia para a escola e eu ficava com ela junto da mãe e a rotina não desenvolveu.
Além disso, algumas outras tarefas como limpar o chão e dobrar a roupa íntima dos pais!!! (CHOQUE TOTAL, O QUÊ!) foram acrescentadas. Não aceitei e solicitei o rematch (troca de família).


Centro de San Mateo, CA


Família 2


Pier Avenue - Hermosa Beach, CA

Hermosa Beach - condado de Los Angeles, CA - local mais quente e tipicamente californiano (praias e palmeiras haha).

Horário de trabalho durante a semana: 07:00 am - 04:00 pm
Sem trabalhar nos fins de semana. Almoçava com as crianças e geralmente trabalhava de nove a dez horas sem pausa. 45 hrs semanais.

07:00 às 08:00 am - café da manhã (cereal, torrada, leite...) e trocar de roupa/preparar crianças para a escola
08:00 às 09:00 am - escola das crianças
09:00 às 11:30 am - arrumar quartos, lavar a roupa, guardar a louça limpa de toda a família e lavar louça suja
11:30 às 01:00 pm - buscar na escola e preparar almoço (PB&J - sanduíche de manteiga de amendoim com geleia, nuggets de frango, hot dog...)
01:00 às 02:00 pm - uma das crianças na soneca
02:00 às 02:30 pm - tempo livre para as crianças
02:30 às 03:00 pm - buscar na escola outra criança
03:00 às 04:00 pm - snacks (barrinha de cereal, fruta, leite...) e homework (ajudar com a lição de casa)

A ROTINA NA PRÁTICA: sem dúvida uma rotina bem mais agitada do que a outra, sem a "falta do que fazer".
Cuidar de três crianças é bem cansativo, porque não é apenas supervisão. Existem outras tarefas como lavar a roupa todos os dias, arrumar os quartos, ajudar com a lição de casa, levar e buscar na escola, preparar comida e manter os três em segurança.
Sem os pais em casa minha interação e autoridade com as kids deu certo.
Mas, no quarto ou quinto mês a família comecou a 'folgar' e deixar algumas coisas a mais para serem feitas. Coisas como supervisionar a cachorra, sempre tirar o lixo, lavar e guardar a louça todos os dias e preparar a janta como uma ajuda sem eu notar que estava na verdade cozinhando para eles. Tudo isso se tornou muito cansativo e frustante, já que a minha rotina com as crianças já era bem agitada. Ficou claro que eu não fazia parte da família, não como um programa cultural, e que eu estava lá para cuidar da casa.
Como essa não era a proposta, não deu certo. Eles pediram para trocar de au pair e eu super concordei.

Hermosa Beach, CA

Entrei de novo em um Rematch em Maio de 2016 e decidi concluir a minha Jornada como Au Pair, após 7 meses.

Como eu não podia pagar pelo voo de volta ao Brasil e eu não queria continuar sendo au pair (não falei isso para a agência - se falasse teria que pagar pelo meu voo), esperei 2 semanas "conhecendo" outras famílias (parte do rematch) e no fim como não fechei com nenhuma, o voo foi pago pela agência.


Veja aqui a continuação...

E apesar de todos os pesares, Deus continua bom haha

Beijokas e God bless you!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada pelo comment! Volte sempre :)