domingo, 17 de julho de 2016

Um Fenômeno Mundial...

Olá!

Estou de volta com mais um post... não demorei muito haha

Dessa vez vim perguntar: A quem podemos culpar, a quem podemos responsabilizar pela falta de dinheiro?

Talvez dizer para uma mãe alemã que perdeu o marido e tem dois filhos para cuidar que ela não se esforçou o suficiente ou não planejou bem a vida (veja aqui).
Ou afirmar que as pessoas americanas que moram na rua estão nesta situação porque são vagabundos.
Ou dizer para os meus pais brasileiros que eles não trabalham o suficiente para pagar meus estudos no exterior.

 Essa pergunta é intrigante e sei que várias pessoas vão respondê-la de várias maneiras.

A quem podemos culpar, a quem podemos responsabilizar pela falta de dinheiro?
Afinal o dinheiro não é tudo, mas é necessário em nossa sociedade para adquirir coisas básicas, como moradia e comida.

Depois de retornar dos EUA, depois de ter vivido dias solitários, depois de ter voltado a um país onde a realidade "pobreza" é mais visível, comecei a pensar sobre questões da vida....
E cheguei nessa pergunta: a quem eu devo responsabilizar pela falta de dinheiro? Eu mesma? Meus pais? O governo?

Percebi que essa realidade, esse peso da pobreza, essa vergonha da realidade estava me definindo de maneira errada.
Estava definindo meus pensamentos, meus sentimentos, como eu vejo o mundo, como eu vejo a mim mesma.

O que te define?

Australian photographer documents people remote diverse cultures world


Percebi que essa realidade é mundial e ainda sim, não me define. Não define o quão esforçados meus pais são. Não define o quão longe eu posso chegar. Não define meu valor. E certamente não "mancha" a minha reputação.
Pobreza e falta de dinheiro é um fenômeno mundial.

Quando entendi isso pude finalmente descansar as emoções e parar de tentar encontrar culpados ou responsáveis.
Sim, eu faço parte da realidade trabalhadora, daqueles que se esforçam, juntam dinheiro e lutam por suas famílias. Sou parte da working class (classe trabalhadora). Pessoas esforçadas, dignas, que sujam as mãos e continuam a trabalhar. E não sou a única.

Há centenas de anos existem pessoas vivendo essa realidade. Há centenas de anos existem pessoas vivendo realidades ainda mais pobres e miseráveis.
Sempre existirão pessoas humildes, trabalhadoras e que se sacrificam por seus filhos. Em todo o mundo.

De acordo com o site DoSOMETHING.org (www.dosomething.org)
"Cerca de 1/2 da população mundial - mais de 3 bilhões de pessoas - vive com menos de $2.50 por dia. Mais de 1.3 bilhões vivem em pobreza extrema - com menos de $1.25 por dia".

Working Class

Acredito que o grande amor de Deus desejava nos manter em paz, ricos em vida, sem pobreza e dor. Acredito que os primeiros dias de criação foram assim. Acredito que conhecer o bem e o mal trouxe também o mal para o mundo. E acredito que sabendo disso Deus decidiu se doar por nós, como Jesus, para que o amor dele pudesse superar o mal em nossos dias aqui. E hoje o amor dele supera o mal (mesmo o mal ainda existindo), aquece nossos relacionamentos e realiza sonhos.

Deus fala sobre como devemos "cuidar dos pobres, dos orfãos e das viúvas" na bíblia. Ele entende como pode ser difícil. Deus veio ao mundo como Jesus, e ele veio sendo pobre. Hoje nós temos alguém que entende, com quem podemos nos identificar.

Pobreza, falta de dinheiro, dor é algo que está sobre o mundo. É um fenômeno mundial.
Quando entendi isso pude finalmente parar de tentar encontrar culpados pelo o que acontece.
Percebi que essa realidade é mundial.
Não, não é agradável. Não é confortável. E não é onde queremos continuar. Não é prazeiroso dizer para o seu filho que vocês precisam enfrentar a fila da sopa para comer ou que ele não poderá ir para a escola.

Entendi que isso é um fenômeno mundial e que, ainda sim, essa realidade não define as pessoas que a vivem.

O que determina sua inteligência? Sua capacidade? Seus talentos? Seu valor como pessoa? Seus sonhos?
A raiva tem te definido? A tristeza? O que tem te limitado?

Você pode realizar sonhos! Eu fielmente acredito que sim.

Certamente o conhecimento traz luz ao seu futuro.
A educação traz sabedoria e estratégias para a mudança.


DOCUMENTÁRIO GIRL RISING
Trailer Legendado - Documentário disponível no Netflix
após iniciar o vídeo,
clique no quadrado (Full Screen - lado direito do vídeo) para aumentar a imagem


E acima de todos os outros conhecimentos, conhecer o amor de um ser maior que tudo chamado Deus, o amor por você, individualmente, abre os seus olhos para a vida que nunca viu!


Espero que isso te inspire... a viver e seguir em frente =)

Com carinho,
Nathália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada pelo comment! Volte sempre :)